O Citrato de Clomifeno, embora ainda tenha seu uso “off label”, possui extensa literatura que dá suporte ao seu uso clínico, com eficácia e adequada segurança clínica. Inúmeras são as revisões de literatura que apresentam um racional de uso do CC para o hipogonadismo, como alternativa plausível e viável ao uso inicial da terapia com testosterona, especialmente visando à preservação da fertilidade masculina.
Um número crescente de publicações científicas de alta qualidade vem demonstrando que exercícios de reabilitação do tipo treinamento resistido (TR), também chamado de treinamento de força ou, mais conhecidamente, musculação, apresentam resultados muito satisfatórios na melhoria dos sintomas relacionados à motricidade e ao desempenho neuromuscular (aptidão física e funcionalidade, relacionados à realização de atividades do cotidiano), bem como em sintomas não motores, com impacto positivo também na qualidade de vida de idosos com DP.
Leitura indispensável para quem busca uma compreensão aprofundada e prática sobre os benefícios, dosagens e aplicações da Creatina. Elaborado com rigor científico e uma abordagem prática, este manual oferece uma visão abrangente que alia teoria e prática, capacitando-o a aplicar conhecimentos avançados na clínica e otimizar a performance física.
Após uma busca estruturada nos melhores padrões científicos, recolhendo informações de estudos de alta qualidade, randomizados e placebo controlados, é muito claro o observar, sem dúvidas, de diversos benefícios do uso do decanoato de nandrolona na osteoporose pós-menopausa, assim como o aumento de massa muscular e massa óssea (femural, coluna vertebral e antebraço), redução de dor, melhora funcional e redução do número de fraturas. Adicionalmente, na bula do medicamento aprovado por agências regulatórias e comercializado atualmente em diversos países, o tratamento da osteoporose, independentemente da causa desta, consta como a primeira indicação terapêutica. Assim, a informação contida neste livro, com real modéstia, é uma obra-prima, única e pioneira no mundo, e um resgate ao que foi indevidamente perdido pelo caminho, por desconhecimento, por preconceito ou falta de interesse comercial.
A gestrinona, no Brasil, é atualmente uma das substâncias hormonais mais utilizadas em mulheres, diferentemente do que ocorre em outras partes do mundo, onde é muito pouco prescrita e comercializada.
Além de não ter um grande volume de estudos publicados, o tema implantes de gestrinona ainda é recheado de controvérsias e preconceitos. No entanto, ao que nos cabe, reunimos aqui conceitos que consideramos fundamentais, também deixando registrado o nosso esforço em levar dados objetivos da nossa experiência prática para discussão acadêmica.
Escrever sobre uso de anabólicos do underground é sempre bem polêmico, faz barulho, gera muitos comentários em posts e vídeos, gera muitos haters, mas também abre o olho de muita gente, que acaba prevenindo futuros efeitos colaterais e adversos graves por evitar esse uso.
Um dos motivos das pessoas terem resistência em ver e aceitar a realidade dos fatos é a que elas precisariam perder o “sonho do shape inexplicável”. Como assim eu estou apresentando fatos e dados que dizem que a ferramenta para ajudar a chegar no sonhado shape não presta?
Este livro é um marco neste cenário de uso de anabólicos do underground, documental, do meu compromisso como médico e como pesquisador, com a verdade e com a saúde de muitos.
O envelhecimento e o acometimento por doenças crônicas pode acelerar o processo de perda de força e massa muscular, levando a redução da aptidão física, aumento de doenças e risco de morte.
Ainda, a oxandrolona é um esteróide anabólico androgênico (EAA) muito utilizado atualmente para ganho de massa muscular, podendo levar a efeitos colaterais indesejados.
Portanto, é mandatório que profissionais de saúde, especialmente médicos, dominem o conhecimento teórico e de cenário prático do uso e prescrição da oxandrolona (o EAA que mais foi estudado cientificamente), em cenários terapêutico ou estético, seja para devolver funcionalidade e qualidade de vida, ou gerenciar efeitos colaterais evitáveis no uso estético.
A ciência é um processo complexo, dinâmico e auto-corretivo, que engloba desde a observação de fenômenos naturais até a posterior verificação experimental. Assim, no polêmico tema do uso de Esteróides Anabólico-Androgênicos (EAA), em especial no que abrange os usos para estética e desempenho esportivo, torna-se importante o conhecimento tanto de evidências empíricas provindas de impressões pessoais, bem como de estudos científicos bem delineados metodologicamente e a avaliação crítica com base na medicina baseada em evidências. As valiosas informações contidas nesse livro, promoverão ao leitor, leigo ou profissional, uma visão abrangente, do empirismo à ciência de qualidade, dos benefícios aos efeitos colaterais, para que forme um adequado corpo de conhecimentos para manter-se na neutralidade emocional diante das frequentes discussões visceralizadas sobre o tema.
Falar sobre TRT nunca foi uma tarefa simples, em especial devido ao medo, ao desconhecimento, ao preconceito e ao dogmatismo que muitas vezes permeiam ambientes leigos e acadêmicos. Existe, claramente, uma “hormoniofobia”, principalmente entre profissionais de saúde, ou seja, como qualquer fobia, um medo, persistente, irracional, mesmo após conhecimento de fatos e verdades.
Deste modo, um dos objetivos deste livro é, por meio do conhecimento de alta qualidade compilado, promover segurança ao profissional, sobre as suas condutas com relação à TRT, para que em um cenário mais adverso possa estar munido de saberes científicos sólidos, necessários a mitigar dúvidas e questionamentos.
Quando ler este livro, entrando em contato com os conceitos e conhecimentos apresentados, você estará apto a ser um revolucionário, a mudar a maneira como agimos, como olhamos e discutimos hoje sobre os EAAs. Aumentar a sua opinião crítica, através da ciência baseada em evidências, fará com que, juntos, quebremos muitos paradigmas e derrubemos muitos mitos e preconceitos.
A revolução anabólica não é algo nem apológico nem demonizatório, mas um novo olhar inteligente sobre o polêmico tema, voltado para uma política de contenção de danos para usuários de EAA em iminentes riscos de saúde.
Para que possamos salvar muitas vidas, uma revolução será necessária, e aceitar a sua convocação para lutar nessa mudança é fundamental para a nossa vitória.
O objetivo desta obra foi o de mapear, em bases científicas de dados, estudos que envolvessem a relação da Vitamina D com a COVID-19. Ainda, fazer uma síntese científica, descritiva, expondo os principais pontos de cada estudo, e deixando a referência disponibilizada caso o leitor queira se aprofundar nesses estudos.
Elegemos a busca de estudos já publicados em duas grandes bases científicas de dados, o PUBMED – National Library of Medicine, e a CENTRAL – Cochrane Central Register of Controlled Trials.
No fim da obra, fazemos breves considerações a partir do que foi exposto, de forma descritiva, sem opinião de conduta na relação Vitamina D e COVID-19, objetivando a imparcialidade acadêmica.
Este livro apresenta, de forma interessante e contundente, a ciência de boa qualidade por trás dos mitos criados em relação ao consumo de soja e a sua potencial influência negativa na saúde humana. Na busca sistematizada da literatura científica contida nesta obra, fica bastante clara a direção dos efeitos do consumo de soja na saúde humana, e esta vai de encontro a importantes benefícios metabólicos promovendo a prevenção de diversos tipos de câncer, como o de mama e os ginecológicos, de próstata e gastrointestinais. Além de um sumário sobre o histórico, consumo no Brasil e no mundo, alergia, transgenia e o uso de herbicidas, são abordados também os aspectos nutricionais da soja, pormenorizando a qualidade proteica, isoflavonas, lipídeos e fitoesteróis, além de outros compostos bioativos.
Existe um crescente de publicações científicas e consequentes recomendações para uma alimentação mais rica em alimentos naturais que contenham fibras alimentares. Estas, atuam de forma funcional na fisiologia humana, promovendo benefícios para a saúde em termos de prevenção e tratamento de doenças crônicas como câncer intestinal, dislipidemia, doenças auto-imunes, diabetes, e doenças cardiovasculares.
Como seus efeitos fisiológicos funcionais variam de acordo com o tipo de fibra ingerida, e que os alimentos vegetais possuem combinações destes tipos, torna-se então fundamental o conhecimento dos tipos e características individuais das diversas fibras alimentares para uma alimentação adequada e saudável.
E-book que aborda diferentes aspectos da suplementação de creatina, indo desde aspectos históricos do seu descobrimento até os protocolos recomendados pelas maiores entidades esportivas. O conteúdo também engloba de forma abrangente a documentação científica de segurança e eficácia, tanto para uso como recurso ergogênico esportivo, quanto para uso como adjuvante terapêutico de diversas doenças.
Hoje, o Tae Kwon Do é praticado em todo o território brasileiro, com inúmeras academias e milhares de praticantes. O país não apenas absorveu a essência do Tae Kwon Do, mas também deixou sua marca única na história dessa arte marcial, incorporando sua energia vibrante, diversidade cultural e paixão singular.